História do canal:


Tanto o Boomerang quanto o Cartoon Network são pertencentes a Turner Broadcasting System. Assim como todo o acervo da Hanna-Barbera é da propriedade da Turner. Ambos os canais tem direito a exibir os desenhos da "HB".

Há mais de uma década, Ted Turner (o proprietário da Turner) comprou uma empresa que já tinha adquirido os direitos autorais da Hanna-Barbera. Assim, passou a ter material suficiente para montar um canal somente de desenhos. A Turner já possuia os dos desenhos da MGM (Tom e Jerry, Droopy e etc), Popeye de Max Fleischer (Paramount), Looney Tunes (pré-1948), os desenhos dos estúdios Ruby-Spears, entre outros.

Com todo o acervo, o Cartoon Network foi lançado na américa latina em 30 de abril de 1993. No início já começou fazendo sucesso com os clássicos. Estimulando o canal a produzir O Show do Space Ghost e os Desenhos Malucos (hoje Cartoon Cartoons), com a fusão da Turner com a Warner o canal passa a contar com o acervo da Warner Bros.

Com isso, desenhos como Os Impossíveis, Os Mussarelas, Josie e as Gatinhas, Dom Pixote, Manda Chuva, Zé Colméia, Pequeno Polegar, Fantasminha Legal, Os Tremendões, Gatolândia, Os Super-Globetrotters, Charlie Chan foram exibidos pelo canal, mas acabaram dando lugar às novas produções. Restaram apenas as produções mais populares, como Os Jetsons, Os Flinstones e Scooby-Doo.

Todo esse enorme acervo parado, deu condições para a criação de um novo canal, que entrou no ar em 2 de julho de 2001: o Boomerang.

O canal foi assim batizado, pelos desenhos que compõem a programação terem sido produzidos na época do "baby boom" - isto é, nos anos 60 houve um alto índice de nascimentos. Essas crianças dos anos 60 e 70, em tese, são o público-alvo do canal.

A sessão "Boomerang", nasceu já há mais de uma década, no início da TV por assinatura no Brasil. O canal TNT (também da Turner), exibia uma faixa diária de desenhos com o mesmo nome. O Cartoon Network, anos depois, também colocou no ar a sessão "Boomerang".

Em abril de 2006, o canal era especializado na exibição de desenhos clássicos e sua programação consistia em desenhos dos arquivos da Hanna-Barbera e Warner Bros.. Mas a versão latino-americana do canal passou por uma reformulação, apresentando desenhos classicos apenas nas madrugadas, como: A Formiga Atômica, Zé Colméia, A Pantera Cor-de-Rosa e Os Flintstones, e ao dia participavam da programação, como O Mundo de Beakman e o desenho As Aventuras de Jackie Chan. Atualmente, o boomerang exibe apenas programas kids e teen, e na madrugada, reprise deles.

Nenhum comentário: